O Detran realiza Vistoria Veicular? Saiba tudo sobre a vistoria!

Detran Vistoria

Todas as pessoas que pretendem comprar ou vender um veículo sabem que é um processo longo e que deve ser dividido em etapas. Uma dessas etapas é a vistoria veicular do DETRAN.

Neste artigo explicaremos o porquê a vistoria veicular é obrigatória, quais são os tipos de vistoria, os órgãos que podem executar este serviço e também suas finalidades, continue a leitura e fique por dentro de todo o processo.

 

Afinal, o que é a Vistoria Veicular e Cautelar?

A vistoria veicular é parte do processo de compra e venda de um veiculo e tem como finalidade avaliar o estado de conservação do veiculo.

Existem alguns tipos de vistoria, podemos citar como exemplo a Vistoria Cautelar , Vistoria Veicular e Vistoria de Transferência.

A principal finalidade dá vistoria veicular é analisar algumas peças e numero de chassi veículo, procurando por possíveis irregularidades como peças estranhas (clonadas) ou algum item que esteja fora das legislações de transito em nosso país.

A vistoria veicular costuma ser usada para fins de compra e venda no mercado de usados, garantindo que o veiculo está dentro do que é solicitado no CTB (Código de Transito Brasileiro)

A vistoria cautelar assim como a vistoria veicular também é muito utilizada no mercado de veículos usados, as diferenças entre ambas as vistorias é que a cautelar costuma ser bem mais completa, indo além da analise de itens obrigatórios do veículos

Na vistoria cautelar os técnicos avaliam todos os aspectos do carro, desde o histórico do veiculo até o estado de conservação mecânico e condições gerais de conservação, entregando para o proprietário um relatório completo sobre a condição do veiculo.

 

Quem deve realizar as vistorias?

As vistorias devem ser feitas em casos de compra ou venda do veiculo, mudanças de domicilio (cidade/estado) ou caso haja alguma regulamentação necessária a ser feita. É importante atentar-se aos critérios exigidos pelo DETRAN para garantir que seu veiculo esteja rodando de acordo com a lei, do contrario, podem haver alguns imprevistos nada agradáveis.

 

Quais são os órgãos que podem realizar a vistoria veicular?

A vistoria do DETRAN pode ser executada pelos órgãos executivos dos estados ou Distrito Federal, incluído também as pessoas jurídicas devidamente habilitadas pelos órgãos executivos para a execução destes serviços.

Na grande maioria dos estados, as vistorias veiculares vem sendo prestadas por empresas credenciadas ao DETRAN, conhecidas como ECVs (Empresa Credenciada de Vistoria Veicular)

 

A vistoria veicular é obrigatória para todos os veículos?

Existem critérios que devem ser cumpridos para que a vistoria veicular torne-se obrigatória, assim como citamos anteriormente neste artigo.

Quando um determinado condutor deixa de cumprir as obrigatoriedades previstas no CTB (Codigo de Transito Brasileiro), ele se torna passível de quaisquer penalidades também previstas. As infrações são notificadas ao condutor que devera tomar as medidas cabíveis.

O motorista que descumprir a obrigatoriedade da vistoria veicular poderá perante a lei, pagar a multa devida, sendo considerada uma infração gravíssima.

 

Gostou do nosso conteúdo? Quer continuar por dentro de tudo o que acontece no universo automotivo? Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *